Coordenador : Mariele Troiano
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389471.2201.176974.23022023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto de extensão se destina, especificamente, a três públicos: (1) o universitário, composto por pesquisadores, docentes e discentes não só da UFF, mas também de outras universidades públicas e privadas do país; (2) a comunidade do município de Campos dos Goytacazes e região, particularmente os interessados nas manifestações que aconteceram em junho de 2013 e que é o alvo do seminário; (3) população em geral, de modo que a coleta, potencialmente, é dirigida ao público em âmbito nacional. Assim, o número total de pessoas atingidas pelo referido projeto será de aproximadamente 1500 pessoas.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O projeto é composto de dois objetivos principais: fomentar a rememoração e a reflexão sobre as experiências vividas durante as manifestações de junho de 2013 e oferecer suporte para o enriquecimento da memória coletiva do período. Há outros objetivos específicos que compõem o projeto, sendo: (1) criar um espaço de apresentação e reflexão sobre as manifestações de junho de 2013 na comunidade de Campos dos Goytacazes; (2) estabelecer parcerias entre universidades e grupos de pesquisa que se debruçam sobre a temática; (3) apresentar o tema para a comunidade não acadêmica; (4) fornecer ferramentas para coleta e sistematização de relatos de memória e experiências; (5) produzir material bibliográfico de memória para futuras pesquisas.
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo principal contribuir para a rememoração das Jornadas de Junho de 2013, manifestações massivas no país que envolveram diversos setores da sociedade. No momento em que se completa 10 anos desses eventos, é oportuno que se busque as memórias e lembranças daquele período, bem como que se ofereça espaços reflexivos sobre as diversas experiências e interpretações. Para tanto, o projeto terá duas atividades principais: a coleta e disponibilização de relatos de voluntários sobre as memórias que eles têm dos eventos e a realização de um seminário sobre as experiências e interpretações desses eventos. Far-se-á uso de um software em desenvolvimento pelo no.ar laboratório de coleta de relatos por rede de colaboradores, chamado Vida Coletiva, e com o suporte técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense (STI-UFF).